O Projeto

Partindo do pressuposto da construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, o projeto de extensão “Observatório do Licenciamento Ambiental” propõe-se a qualificar, por meio do diálogo participativo e interdisciplinar, a intervenção da sociedade civil na discussão dos processos de licenciamento ambiental em órgãos colegiados de abrangência regional e local. O projeto apresenta duas frentes principais de atuação, ambas relacionadas à proposta de sustentabilidade ambiental e de desenvolvimento local. Primeiramente, o trabalho de assessoria às entidades da sociedade civil participantes dos conselhos de meio ambiente, em âmbito regional e municipal, com apoio técnico e científico para sua efetiva participação nos processos de licenciamento ambiental. Ao mesmo tempo, essa atividade de extensão também viabiliza a produção e difusão de informações, de forma interdisciplinar, sobre processos de licenciamento de empreendimentos e atividades que tem grande repercussão sócioambiental.

De acordo com a proposta, o objetivo principal do projeto é apoiar e qualificar a participação da sociedade civil, inclusive dos próprios representantes da Universidade Federal de Uberlândia, na discussão de processos de licenciamento ambiental perante o Conselho de Política Ambiental (Copam – Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema – Uberlândia).

O projeto foi aprovado no âmbito do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (PEIC 2009) e iniciou suas atividades em fevereiro de 2010.

Veja abaixo o projeto apresentado:
Projeto Observatório Licenciamento Ambiental

Para fazer o download clique no ícone acima. A reprodução é permitida, mas lembre-se de citar a fonte que é este blog: http://observatoriolicenciamentoambiental.blogspot.com/