quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FCA estuda área de acidente para recuperação ambiental

Jornal de Uberaba


Equipe da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) esteve ontem no local onde houve problema ferroviário em 2003, para dar início aos estudos que irão apontar a melhor estratégia para remediar a contaminação por alcoóis.
Conforme explica o analista de meio ambiente da FCA, Maurício Guimarães, já é feito um monitoramento semestral das águas subterrâneas; quinzenal das águas superficiais e anual do solo. "O monitoramento se dá exatamente no local onde aconteceu o acidente em 2003, numa área aproximada de 2,5 hectares. No solo, a análise é feita em três profundidades distintas, sendo em 50 pontos diferentes, de onde é retirada uma alíquota de amostra de solo".
No entanto, continua ele, desde os últimos três monitoramentos, as concentrações não estão reduzindo na mesma proporção que vinha acontecendo antes. "Isso fez com que improvisássemos um cenário propício para que possamos acelerar o processo de remediação".
O analista de meio ambiente destaca que os levantamentos que foram feitos vão subsidiar e determinar quais tipos de remediação mais adequada. A princípio, ele afirma que deverão utilizar um processo conhecido como soil washin, que é uma chuva artificial por longo período, que lava o solo fazendo com que as concentrações que porventura ainda existem sejam desprendidas e removidas.
Ele ainda destaca que o índice de concentração desses produtos - alcoóis - no solo encontra-se abaixo dos limites de detecção, sendo que não surtiriam efeito prejudicial à saúde. "Ainda assim, a área está isolada e vigiada 24h". (JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário