terça-feira, 14 de setembro de 2010

IEF suspende liberação de queimadas

Jornal de Uberaba


O promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, comemora a decisão do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em não autorizar a queima controlada em decorrência da baixa unidade do ar.
A regulamentação, feita através de Portaria (n.º182) assinada pelo diretor-geral Shelley de Souza Carneiro, atende a recomendação do Ministério Público. Para suspender a emissão das autorizações, o IEF considera os baixos índices pluviométricos registrados na região, inferiores às médias registradas nos últimos anos. A suspensão ocorrerá sempre que o índice de umidade relativa for inferior à 20%. A portaria também proíbe a queima nos horários de 10h às 18h até o dia 30 de setembro.
No entanto, a retomada da queima controlada ocorrerá automaticamente quando os índices atingirem valores superiores ou iguais à 20%, considerada a média diária com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Portaria do IEF também deixa claro que o órgão poderá ampliar a determinação de acordo com as condições climáticas. Já os infratores que descumprirem a medida estarão sujeitos a penalidades e sanções administrativas, civis e penais.
Por outro lado, as queimadas criminosas continuam ocorrendo em Uberaba. Ontem, por exemplo, uma densa fumaça se espalhava pelo município reduzindo a visibilidade no aeroporto de Uberaba. Às 8h da manhã, o alcance visual na pista era de 5 mil metros. (DB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário