terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vazão do rio Uberaba leva Codau a acionar transposição

Jornal de Uberaba


O Sistema de transposição de água do rio Claro para o rio Uberaba foi acionado na noite de domingo, dia 5, segundo informa a assessoria de imprensa do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau).
Conforme o JORNAL DE UBERABA divulgou em primeira-mão, os motores da transposição foram acionados na última sexta-feira e após os primeiros testes, os três entraram em operação. A assessoria informa que haverá alternância entre dois conjuntos de motobomba. Um deles deve trabalhar 24 horas por dia até que ocorra a normalização da vazão do rio Uberaba.
A reportagem do JU tentou contato com o presidente da autarquia, Roberto Velludo, porém o celular estava fora de área.
O volume de água do rio Uberaba nesta época do ano, normalmente sofre redução e a transposição objetiva manter a vazão de água no rio Uberaba. Ontem, a redação do JU recebeu diversas queixas a respeito de falta de água no município. Desde 2003, a transposição tem sido uma alternativa para compensar esse déficit. Vale lembrar que nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2007 o Codau utilizou o sistema de transposição. Em 2006 e 2008 não foi preciso utilizar a transposição de água do rio Claro, pois houve antecipação do período chuvoso, mantendo níveis satisfatórios de água no rio Uberaba.
O sistema é composto por três adutoras instaladas no rio Claro, que fazem o recalque da água para a bacia hidrográfica do rio Uberaba, numa extensão total de 4,3 km até a nascente do ribeirão Saudade, onde foi construído um vertedouro. Desse ponto, a água corre naturalmente na calha do ribeirão por 15 km até sua foz, no rio Uberaba. E da foz do ribeirão Saudade à barragem de nível na Estação de Captação do Codau a água do rio Claro percorre mais 12 km. O sistema atual do rio Claro garante acréscimo de até 500 litros de água por segundo para o rio Uberaba.
A previsão é que a desativação do sistema se dará quando começar o período chuvoso e a vazão do rio Uberaba normalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário