quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estrada será asfaltada por usina

Jornal Correio


Um trecho de 40 quilômetros no entrocamento da BR-050 com a MG-455 (Uberlândia—Campo Florido) será pavimentado até o fim do ano que vem por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o governo de Minas e uma usina de açúcar e álcool instalada entre Uberlândia e Uberaba. A estrada vai permitir que motoristas que viajam do interior de São Paulo com destino a Goiás, por exemplo, encurtem caminho e evitem a passagem por Uberlândia.
A estrada funcionará também como ligação entre a BR-050 e a MG-497 (Uberlândia—Prata) e vai facilitar o trajeto de quem vier de Uberaba e quiser acessar a MG-497, já que não haverá necessidade de passar por Uberlândia.
A obra está orçada em cerca de R$ 38 milhões e será executada sem qualquer recurso financeiro do governo de Minas neste momento. A empresa que está responsável por disponibilizar a verba necessária para a execução do projeto, por enquanto, é apenas a Companhia Energética de Açúcar e Álcool Vale do Tijuco. A aprovação da proposta de parceria entre o governo e a referida empresa foi publicada no dia 11 deste mês, contudo o processo ainda está na fase em que outras empresas privadas que tenham interesse em compartilhar o projeto possam se manifestar.
A previsão é que em outubro tenha início a licitação do projeto executivo da estrada. A licitação da obra deverá ocorrer em janeiro do ano que vem e, até o fim do 1º semestre, a intenção é que as máquinas já estejam na pista. Até lá, se tudo ocorrer conforme o planejado, a estrada estará concluída até o fim de 2011.
Empresas terão desconto no valor do ICMS
O diretor da unidade de parcerias da Subsecretaria de Assuntos Internacionais do governo de Minas, Marcos Siqueira, afirmou que o benefício à população é uma condição para que as parcerias público privadas se formalizem. “É uma iniciativa brilhante. O governo pode investir recursos em outros projetos, enquanto a empresa resolve um problema que interfere na produtividade. Futuramente todo o valor investido é devolvido por meio da redução do ICMS que essa empresa teria que pagar sobre essa produção que cresceu. E ganha também a população que usufrui a melhoria”, afirmou Marcos Siqueira.
Ele se referiu ao asfaltamento de um trecho de 40 quilômetros entre o entroncamento da BR-050 com a MG-455, que será feito inteiramente com recursos da Companhia Energética de Açúcar e Álcool Vale do Tijuco. A obra, orçada em R$ 38 milhões, deve ficar pronta em 2011.
Para o supervisor comercial Agostinho Tomaz Diniz, que viaja constantemente entre o interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, tanto essa obra quanto as de pavimentação da MG-455 são aguardadas com ansiedade. “Diminuir meia ou uma hora no tempo de viagem, para nós, faz toda a diferença”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário