quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ibama impõe condições para licença ambiental do gasoduto

Jornal de Uberaba


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impôs diversas condições ao liberar, na terça-feira, a licença ambiental do gasoduto que ligará São Carlos (SP) até Brasília (DF), passando por Uberaba. Ao todo, são dezoito exigências.
Entre as condições estabelecidas, está a necessidade de preservação de remanescentes florestais durante a extensão do duto, sobretudo em Minas Gerais. Para atender a determinação do órgão, a Transportadora de Gás do Brasil Central (TGBC) aumentou de 817 km para 900 km o traçado do projeto do gasoduto, que terá capacidade de transporte de 5,57 milhões de m3/d.
Ao todo, o gasoduto contará com sete pontos de entrega (Uberaba, Uberlândia, Itumbiara, Caldazinha, Silvânia e Brasília) e estações de compressão e medição em cada um dos pontos de entrega, localizados nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Entre os principais potenciais mercados a serem abastecidos pelo projeto está a cidade de Uberaba que abrigará uma das novas fábricas de fertilizantes da Petrobras e a Planta de Ureia. A Termogás tem como sócia no empreendimento a Termopar (5%). Hoje, o gás natural chega ao Centro-Oeste somente através de transporte rodoviário, via GNL, a partir da planta de liquefação da GásLocal, em Paulínia (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário