quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto de lei do presidente Lula contribuirá para adequação de ecopontos

Jornal de Uberaba


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda-feira (2), o projeto de lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecendo regras para manejo de lixo e resíduos. A lei tramitou no Congresso Nacional por 21 anos.
O objetivo da nova lei é acabar com os lixões e obrigar municípios e empresas a criarem programas de manejo e proteção ambiental. O texto também define as regras para reciclagem e responsabiliza empresas e população sobre a produção de lixo.
Na opinião do vereador e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo uberabense, João Gilberto Ripposati (PSDB), - também um ativista em prol da preservação da natureza -, o projeto de lei sancionado pelo presidente é um grande passo para solucionar o problema com os ecopontos na cidade que por falta de fiscalização se transformaram em lixões clandestinos. "O cenário de catadores de recicláveis no meio do lixo fazendo a separação tornou-se rotina, onde até crianças participam do ‘serviço’”, alerta.

Ecopontos - Ripposati explica que os ecopontos são locais específicos para despejo de entulhos (restos de materiais de construção) e poda de árvores em pequenos carregamentos, e vêm apresentando falhas na cidade. "A falta de fiscalização transformou os ecopontos num lixão sem controle, propícios à proliferação de bactérias e vírus e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento de doenças. O cenário é um descaso total, toneladas de lixos orgânicos e inorgânicos são expostos a céu aberto. Moradores próximos dos ecopontos reclamam da aglomeração de urubus, insetos e animais peçonhentos", salienta.
O parlamentar recorda que no ano passado viajou para a cidade de Unaí (MG) para conhecer in loco o projeto "Natureza Limpa", que consiste em ação sustentável para eliminar a agressão ambiental causada por lixões e aterros em todo o mundo. "A proposta era transformar lixo em energia de alto poder. O projeto tem um sistema que possibilita a produção de energia termoelétrica, usando como matéria-prima lixos residencial, industrial e urbano", esclarece.
Ripposati avalia que os resíduos estão crescendo em quantidade e complexidade. O vereador ressalta que é necessário sanar os problemas com os ecopontos e o local da Pedreira de Lea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário