quinta-feira, 15 de abril de 2010

Empresas de fertilizantes são embargadas: Indústrias de Uberlândia e Araguari são notificadas por diversas irregularidades e falta de documentação

Repórter: Lygia Calil
Jornal Correio de Uberlândia (05/04/2010)


Cinco indústrias de fertilizantes em Uberlândia e Araguari foram embargadas em fiscalização feita pelo Ministério da Agricultura. Os fiscais estiveram na região entre 29 de março e 1º de abril e notificaram as unidades por irregularidades no processo de produção e falta de documentação.
As empresas notificadas foram a Valoriza Fertilizantes, Bras Nutri, Cargill S/A e JC Rações, em Uberlândia, e Adubos Triângulo, em Araguari.
Por meio de nota oficial, o Ministério informou que foram inspecionados 10 estabelecimentos. Os fiscais emitiram autos de infração para três empresas. Uma delas foi advertida por adicionar argila a um fertilizante mineral simples, outra por não apresentar a documentação necessária aos fiscais e a terceira por não realizar controle de qualidade para identificação de metais pesados.
Em dois estabelecimentos foram apreendidos cinco tipos de produtos, quatro deles com número de identificação irregular. “Nesses casos, a informação contida na embalagem pode induzir o consumidor a erros na aplicação e prejudicar a produtividade nas lavouras – explicou o coordenador.
Região importante
Na região do Triângulo Mineiro está concentrado importante polo de produção de fertilizantes, representando cerca de 40% da produção brasileira de adubos fosfatados e 10% do consumo nacional de adubos de nitrogênio, fósforo e potássio, componentes mais usados no mercado.
Termos de coleta são emitidos
Nos quatro dias da ação, foram emitidos 16 termos de coleta referentes a 164,9 toneladas de fertilizante mineral, 35 toneladas de fertilizante orgânico e 6,7 mil litros de fertilizante líquido.
“Essas coletas são atividades de rotina para verificar a qualidade dos fertilizantes produzidos. Até o fim do ano, estão previstas coletas de 700 amostras em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou o coordenador da área de fertilizantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério, Hideraldo Coelho.
Empresas tomam providências
Todas as empresas foram procuradas pela reportagem do CORREIO de Uberlândia e informaram que estão tomando providências para resolver os problemas apontados pela fiscalização.
O gestor de logística da Brasnutri afirmou que na empresa ainda não há produção no pátio. “Estamos em processo de abertura da empresa. Pedimos hoje o alvará de funcionamento”, disse Raffer Miranda. Na JC Rações, o gerente, que pediu para não ser identificado, afirmou que haverá um procedimento interno para regularizar a situação.
Na Valoriza, o gerente administrativo, Maurício Amorim, afirmou que no pátio inspecionado não há produção de fertilizantes, somente armazenagem. “A documentação para a armazenagem está em trâmite. Estamos tomando as devidas providências”, disse.
O gerente da Adubos Triângulo, de Araguari, afirmou que o problema na identificação no rótulo de um dos produtos será resolvido. “Temos 20 dias de prazo para regularizar. Será só um acerto de uma informação requerida pelo Ministério”, afirmou.
A assessoria de comunicação da Cargill informou, por meio de nota, que o produto, que não é comercializado, continua armazenado na unidade. “A área de compostagem da empresa está em transição administrativa. O gerenciamento operacional foi cedido em comodato à Brasnutri e os registros no Ministério da Agricultura estão sendo atualizados”, informa a nota.


Postado por Mariana Mendes Silva em 15/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário