quinta-feira, 6 de maio de 2010

Centro de Educação Ambiental de Araxá completa 20 anos

Jornal Araxá


Em 22 de abril de 1990, o Centro de Educação Ambiental abriu suas portas a funcionários e seus familiares, estudantes e professores da rede pública de Araxá.

Constitui-se em um espaço específico para a prática da educação ambiental, estruturado com a participação dos funcionários e destinado a multiplicar as possibilidades de relacionamento com a comunidade.

O Gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Ricardo Manoel de Oliveira, contou que o CEA nasceu com o propósito de estimular o interesse das pessoas pelas questões ambientais.

“A proposta do CEA é desenvolver atividades educativas e culturais com empregados, escolas e comunidade araxaense para incentivar a busca do desenvolvimento com sustentabilidade” explicou Ricardo Manoel.

Desde sua criação, tornou-se parâmetro para educadores ambientais e empresas de Minas Gerais. Também é paradigma para os órgãos públicos responsáveis pelas políticas de meio ambiente. A partir de 1999, essas entidades passaram a condicionar o licenciamento ambiental de grandes e médias empresas ao desenvolvimento de projetos semelhantes.

Ricardo Manoel informou ainda que a sua amplitude ultrapassou os limites do Estado. Tornou-se referência nacional quando se fala em difusão da consciência ecológica. Caracteriza-se como um patrimônio da região, cuja importância cresce em paralelo à valorização das questões ambientais.

Lembrou ainda que a unidade de Araxá foi a primeira empresa do setor de mineração de fosfato a implantar, em 1999, o Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com a ISO 14001. O processo de internalização dos conceitos exigidos pela norma de certificação foi facilitado pela atuação do Centro de Educação Ambiental.

Já o instrutor de Educação Ambiental, Antônio Geraldo Alves Ribeiro – Gerê, destacou que as bases conceituais com que atua são: sustentabilidade, planetaridade, cotidianidade e valores humanos estão presentes em todas as atividades. Dentre elas citou cursos de extensão em educação ambiental para alunos, visitas orientadas e monitorias ambientais, colônia de férias ecológica para filhos de funcionários e apoio às ações de caráter ambiental que partem da comunidade, por meio da realização de oficinas e palestras nos bairros de Araxá.

O Centro de Educação Ambiental dispõe 22 mil m² de área na qual está uma ampla infraestrutura com bosque, pomar, serpentário, estufa, ilhas de vegetação regional, plantas medicinais e hortaliças, biblioteca, videoteca, recursos audiovisuais e galpão para oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário