segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pavilhão da Sustentabilidade’ expõe formas de aproveitamento e reciclagem de materiais

Jornal de Uberaba
03/05/2010


Pavilhão da sustentabilidade no Parque Fernando Costa expõe aos visitantes da ExpoZebu formas de reutilização de material orgânico e não orgânico, além de mostrar maneiras educativas de preservar o meio ambiente.
Entre os estandes do local, que explicam as formas de reutilização dos materiais orgânicos e não orgânicos, está a usina de biodiesel. Nela, todo o óleo recolhido no Parque é transformado em biodiesel. O processo serve para abastecer o caminhão da cooperativa dos catadores da feira. É a chamada gestão de resíduos.
De acordo com um dos coordenadores do pavilhão, que está exposto na ExpoZebu pelo segundo ano consecutivo, a forma de reutilização do material orgânico e não orgânico serve para fins próprios e lucrativos. "Vale ressaltar a importância da sustentabilidade. É a reutilização do material ou doação para quem saiba reutilizá-lo. Nunca devemos jogar os materiais fora dos lugares apropriados", explica Paulo Mangucci.
Na área ecológica educativa, o estande da Polícia Militar Ambiental explica a importância dos animais no meio ambiente, além de abordar a questão do desmatamento. "Vamos mostrar todas as atividades da PM com os animais, destacando os ameaçados. Vamos focar em toda a população da cidade, mas principalmente nas crianças", afirma cabo Edmar Borges Vidal, membro da 5ª Cia PM Ind MAT.
Como parte do projeto de sustentabilidade da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), estudantes de quatro faculdades da cidade também desenvolvem trabalho ligado ao tema. "O grupo de jovens está trabalhando o uso racional de água da lavação do gado. Com isso já conseguimos economizar bastante água", revela Carlos Nogueira, outro coordenador do pavilhão.
Empresas que oferecem soluções sustentáveis ligadas ao meio ambiente também possuem estandes no pavilhão. Ele fica na ExpoZebu até o próximo dia 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário