quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fórum debate questões ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

Jornal de Uberaba


Acontece em Uberaba, nos próximos hoje e amanhã, o III Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande, que congregará instituições, universidades e Organizações Não Governamentais (ONGs) em torno das ações e em prol da qualidade ambiental do maior manancial que corta a região do Triângulo Mineiro.
Conforme o diretor de Recursos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (Seman), José Sidney da Silva, o III Fórum contará com estandes, levantamento de estudos ambientais na bacia Hidrográfica do Rio Grande, mesas redondas e palestras. "O Fórum inicia no dia 17 às 19h no Tatersal da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), situada na praça Vicentino Rodrigues da Cunha, nº 110, Parque Fernandes Costa. O objetivo do Fórum é divulgar e discutir ações realizadas no médio e baixo rio Grande. No momento os visitantes conhecerem os trabalhos e pesquisas ambientais desenvolvidos por diversas instituições de ensino, empresas e órgãos públicos", explica José Sidney da Silva.
Silva observa que o encontro é importante, pois serão discutidas idéias para a conscientização da conservação do Rio Grande que nas ce na Serra da Mantiqueira, estado de Minas gerais, percorre 1.301 quilômetros até se juntar ao Rio Paranaíba no Pontal do Triângulo Mineiro. "É o rio mais explorado para a geração de energia hidrelétrica, possuindo 12 barragens", salienta.

Programação - José Sidney da Silva conta que a partir de hoje às 19h será abertura oficial do III Fórum Integrado do Meio Ambiente do Rio Grande e ás 19h30 haverá palestra com o tema Ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande - GD8 no Rio Grande, palestra proferida pelo com o biólogo e vice presidente do DG8 Hideraldo Buch. Às 20h20, palestra com o tema Levantamento de estudos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Grande, pelo palestrante André Moreira Dutra, engenheiro Agrônomo da EMATER, às 21h mesa redonda com os palestrantes. No dia 17 de junho às 19h30 palestra sobre Gerenciamento de Passivos Ambientais - O caso Uberaba, 2003, pelo palestrante Maurício Ferreira Guimarães, Geólogo e Analista de Meio Ambiente da Ferrovia Centro Atlântica. Às 20h20, palestra sobre a sustentabilidade nas feiras agropecuárias (caso Expozebu 2009/2010), com o palestrante Paulo Henrique Lopes, professor da Faculdade de Talentos Humanos (Facthus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário