segunda-feira, 21 de junho de 2010

Parque da Sucupira continua fechado

Jornal Correio


O Parque da Sucupira está fechado para visitação desde 2008, quando começaram as obras de reestruturação. A expectativa era que o local fosse reaberto ao público neste ano, mas as intervenções foram interrompidas porque a propriedade passa por processo de inventário. A área de 41,6 hectares está inserida em uma fazenda particular com mais de 4 mil hectares.
O projeto não teve alterações e será recuperado depois da decisão da Justiça. Não há previsão para a conclusão do processo, mas a expectativa é que as obras possam ser retomadas ainda neste ano. Por questões legais, a família proprietária da área prefere não se pronunciar.
A intenção é transformar a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de Sucupira em um moderno parque ecológico com monitoramento, restaurante, trilhas, estacionamento e área para recreação. O local deve oferecer estrutura e segurança aos visitantes e manter conservadas fauna e flora.
A área é um dos cartões-postais de Uberlândia com cachoeira e vegetação nativa. A cachoeira, com queda de mais de 20 metros, é atração turística, principalmente, para quem pratica esportes radicais, como rapel.
O ambientalista e coordenador técnico do projeto, Eduardo Bevilaqua, diz que o local está protegido, mesmo sem o fim das obras. Segundo ele, o lugar é riquíssimo e o manancial que abastece a cidade está preservado. “A regeneração da área depois da limpeza foi fantástica. Com a retirada de espécies exóticas de plantas, animais da região como a onça suçuarana, lobo-guará, lontra, capivara e sucuri voltaram a aparecer”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário