quarta-feira, 21 de julho de 2010

Área da linha férrea se torna lixão

Jornal Correio


Um terreno ao lado da avenida Balaiadas no bairro Marta Helena, entre as ruas Alagoas e José Alves Garcia, que pertence à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), transformou-se num verdadeiro lixão. O lugar é administrado por moradores irregulares que ergueram um barraco ao lado da linha ferroviária, que está desativada há mais de dez anos.
Em pouco mais de uma hora de observação, dez veículos, entre caminhões, caminhonetes e carros de passeio, foram flagrados pela reportagem despejando lixo e entulho na área.
De um lado, estão os moradores que sofrem com o acúmulo diário de lixo e as consequências da situação e, do outro, o grupo de sem-teto que afirma que a sobrevivência é garantida por meio da renda obtida com a venda dos recicláveis que recolhem do lixão. “Nós moramos aqui no meio do lixo. Somos uma família e é desse lixo que o pessoal despeja aqui que garantimos nosso sustento”, afirmou Márcio Novikoff, ex-detento que vive no local há sete meses.
Professora diz que situação é insustentável
Para a professora Márcia Santos, que mora em frente ao terreno que se transformou em lixão há três anos, a situação está insustentável. “O pior de tudo são as queimadas diárias”, afirmou.
A costureira Maria de Lourdes Santos disse que está doente e que a conta de água aumentou muito em função das várias limpezas que precisa fazer diariamente em casa. Maria de Lourdes usou espumas entre o vão das telhas e o madeiramento para tentar diminuir a entrada de fuligem em sua casa.
Os empresários Edimar da Silva e Silvânia Félix, que possuem um comércio próximo ao local há dez anos, reclamaram da sensação de insegurança para entrar e sair do imóvel, principalmente à noite.
“Sabemos que virou ponto de consumo de drogas e a movimentação é intensa à noite. Não tenho nada a reclamar do pessoal que mora no barraco, mas não dá para conviver com a sujeira”, disse Silva.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que a limpeza no local foi realizada ontem.
Processo de devolução do terreno está em andamento
A FCA, empresa que detém a concessão do terreno, recebeu autorização para devolvê-lo à União em dezembro do ano passado. A assessoria de imprensa da FCA informou que o processo de devolução está em andamento e que aguarda um retorno do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) sobre o valor que deverá ser pago para finalizar o processo. Ainda não há previsão do prazo para ser concluído. A assessoria informou ainda que, na próxima semana, enviará uma comissão a Uberlândia para fiscalizar a situação do lixo e dos moradores irregulares.
A assessoria de imprensa do Dnit não foi localizada para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário