sexta-feira, 23 de julho de 2010

Viveiro produzirá 1 milhão de mudas por ano

Jornal Correio


A partir de setembro, uma área de 50 mil metros quadrados próxima à reserva do Panga, na MG-455, a 15 quilômetros de Uberlândia, será transformada em um viveiro de mudas de espécies nativas do cerrado. Um milhão de espécies serão semeadas a cada ano. A instalação faz parte do Projeto de Fomento Florestal, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
As primeiras mudas para recomposição de áreas de preservação permanente e para a recuperação de nascentes devem estar prontas no fim do ano que vem.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras, o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Araguari (CBH Araguari) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que cedeu o terreno. O IEF vai investir cerca de R$ 1 milhão no viveiro. “Os parceiros devem entrar com a mão de obra e insumos como adubos, substratos e defensivos. A retirada de mudas será de acordo com a necessidade de cada um [dos parceiros]”, disse Edno César da Silveira, supervisor regional do IEF.
Ainda de acordo com Edno, a intenção é aumentar a produção em cinco anos. “Queremos semear cinco milhões de mudas por ano até 2015. Percebemos que, quanto maior a produção, maior a demanda”, disse.
Pelo menos 100 espécies de vegetação nativa serão semeadas no viveiro que deverá ser o maior da região do Triângulo. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, um levantamento deve apontar as principais necessidades da região. “A vegetação nativa se divide em grupos de árvores pioneiras, secundárias e de clímax. Todas serão produzidas. Quanto maior a diversidade, melhor a recuperação da área”, afirmou.
Região tem 4 viveiros em operação
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) mantém atualmente, na região do Triângulo, quatro viveiros nas cidades de Araguari, Uberaba, Ituiutaba e Iturama que, juntos produzem 500 mil mudas de espécies nativas e dois milhões de mudas de eucaliptos para o reflorestamento e produção de madeiras. “Há uma previsão para a produção de eucaliptos também no viveiro próximo à reserva de Panga, em Uberlândia, mas não se sabe ainda a quantidade que deverá ser produzida, vai depender da demanda”, disse Edno César da Silveira supervisor regional do IEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário