sexta-feira, 9 de julho de 2010

Separação seletiva do lixo é importante para o meio ambiente e para os coletores

Jornal de Uberaba


A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais de um quilo de lixo por dia.
Segundo o supervisor de operações da empresa de coleta de lixo Uberaba Ambiental, Marcelo de Oliveira Honorato, o lixo deteriorável (biodegradável), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas etc., deve ser separado do lixo restante. A separação seletiva dos lixos domiciliares é de suma importância para a realização da coleta de lixo e para as cooperativas e centrais de reciclagem. "Todo o lixo produzido é recolhido por um caminhão diariamente, levado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas pessoas e até famílias sobrevivem da venda deste material", enfatiza.
Honorato afirma que grande parte do material que vai para o lixo pode ser reciclada e, segundo ele, não há como não produzir lixo, mas essa produção pode ser reduzida. "Uma boa orientação é um fator benéfico para a conscientização da população. Nosso papel é simples, devemos controlar o próprio consumo, trabalhar com material retornável e o mais importante: não jogar o lixo nas calçadas, ruas, praças e evitar o desperdício", pondera.
Marcelo conta que o caminhão compactador percorre as residências em dias e horários específicos recolhendo o lixo pelas nas ruas e avenidas. Todo resíduo é levado para o aterro sanitário. Cita que são quatro coletores e um motorista que trabalham em dois turnos com sete caminhões alternados em bairros diferentes, o diurno das 7h às 17h e no período noturno, das 18h às 2h, mas esse horário pode se estender devido à quantidade de resíduos produzidos. "A Prefeitura Municipal de Uberaba tem duas cooperativas que fazem a separação seletiva do lixo do material reciclável e do pneu que serve para aquecer caldeiras de fábricas de cimento. Hoje está faltando mão-de-obra no mercado de coleta de lixo. Colocamos vagas abertas no Sine há duas semanas e o salário é de R$ 800 a R$ 1.000", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário