quinta-feira, 15 de julho de 2010

Meio Ambiente promove curso de poda de árvores

Jornal de Uberaba


No dia 15 de julho de 2010, no período da manhã (8h às 12h), a Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (Semat) promove curso (teoria e prática) de poda de árvores na área urbana para a equipe da Secretaria Municipal de Infra estrutura (Semie). O evento acontece no Centro Administrativo com aula teórica e a prática na rua XV de Novembro no bairro Estados Unidos, onde as árvores de espécie Sete Copa serão podadas.
Conforme o diretor de Recursos Ambientais e engenheiro agrônomo, José Sidney da Silva, o curso de Poda de Árvores tem como parceria a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e tem como objetivo melhorar a qualidade das podas de árvores na área urbana através de orientações técnicas específicas e de segurança do trabalho. "A proposta é que o curso ocorra 3 vezes por ano. No último curso que ocorreu em outubro do ano passado foram passado técnicas atualizadas para o profissional da prefeitura que realiza a poda de árvore na cidade. Todos devem seguir as condições legais de como fazer e seguir os procedimentos conforme o Código Municipal do Meio Ambiente. A Semat está intensificando a fiscalização dos serviços feitos pelos profissionais da Prefeitura", lembra.
"Com o objetivo de evitar acidentes no período de novembro a março, (época de chuva), A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros promove a avaliação das árvores com risco de queda. Uberaba possui um número de árvores superior a de outros municípios, porém 40% delas plantadas na área urbana, há mais de 15 anos são inadequadas. São árvores de grane porte que destroem as calçadas", salienta.
José Sidney observa que a Prefeitura está arborizando a cidade através do plano diretor e sistemas de Áreas Verdes e Arborização Urbana. Ainda segundo José Sidney no plano é proposto a produção de mudas pelo viveiro do Horto Florestal Municipal. "A missão é proteção e caracterização das áreas verdes a comporem, nas zonas urbanas e de expansão urbana, visando a melhoria da qualidade dos uberabenses", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário