quarta-feira, 7 de julho de 2010

Revitalização da praça Frei Eugênio proporciona a plantação de 400 árvores

Jornal de Uberaba


Mais uma mudança no trânsito da cidade. A praça Frei Eugênio, que antes tinha pista dupla e era motivo de reclamação pelo congestionamento, agora terá sentido em mão única e será implantado um estacionamento de 45 graus para os veículos e vans escolares.
A revitalização faz parte do projeto do urbanista Jaime Lerner, responsável pela grande evolução que a cidade de Curitiba-PR teve. Lerner está entre os cinco maiores urbanistas do mundo.
Na praça Frei Eugênio foi eliminado o canteiro central e uma via, quatro árvores da espécie Sete Copas também foram arrancadas. Na opinião dos comerciantes o movimento comercial vai melhorar após a revitalização; eles lembram que antes na via não tinha como estacionar os veículos devido ao grande fluxo de carros.
Após conclusão da obra, quem sobe pela capitão Manoel Prata não pode mais virar à direita no local, será obrigado a fazer o contorno pela rua Conceição das Alagoas; quem desce pela rua São Benedito, terá à direita.

Meio ambiente - O diretor de Recursos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), José Sidney da Silva, explica que, conforme determinação do prefeito Anderson Adauto, para cada árvore que foi retirada serão plantadas 100, totalizando 400 árvores plantadas pela cidade. "O município de Uberaba está passando por um processo de adequação pelos técnicos do urbanista Jaime Lerner. Na praça Frei Eugênio, para a revitalização do trânsito, por questão de segurança, a Secretaria de Planejamento, baseada no estudo do urbanista, avaliou que houve a necessidade do corte das árvores. A Seman fez um laudo de vistoria, foi constatado que as árvores estavam em ótimas condições, mas havia a necessidade do corte para atender ao projeto", esclarece.
José Sidney lembra que, pela Lei do Código Municipal do Meio Ambiente, o órgão público precisa fazer uma compensação para cada corte de árvore. Ainda segundo o engenheiro agrônomo, num prazo de três meses será feita a plantação de 400 árvores em praças e outros locais a serem definidos. "Neste período estaremos em época de chuva, o que ajudará no desenvolvimento das árvores. Na época a Prefeitura irá convidar a população para participar do plantio das árvores", afirma.
A diretora da Escola Estadual Minas Gerais, Rosangela Maria Goulart, conta que há tempo a direção, os professores e os pais de alunos estavam preocupados com a segurança das crianças. "Com essa revitalização na praça Frei Eugênio será um ponto positivo para a segurança dos alunos e tranquilidade para os pais dos alunos. A escola atende em torno de 1.200 alunos diariamente", salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário