sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aterro sanitário recebe 250 mil quilos de lixo/dia

Jornal de Uberaba


Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos os resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto.
De acordo com Magda Estela de Melo Martins, gestora ambiental do aterro sanitário de Uberaba, que possui licenciamento da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e está próximo ao bairro rural da Baixa, situado na avenida Filomena Cartafina, o local possui 45 hectares de aterro e 17 hectares de aterro sanitário, cuja licença para operação expira apenas em 2015.
Magda relata que diariamente são depositados 250 mil quilos de lixo no aterro sanitário e 40% do material podem ser reaproveitados, por isso a importância da separação seletiva do lixo e a conscientização da população no sentido de evitar o desperdício.
A gestora revela que o aterro sanitário passou por uma revitalização, e hoje é controlado e fiscalizado. Parte do local foi recomposta por plantas de espécies nativas do cerrado e outra teve gramado o talude (local inclinado que limita um aterro. Tem como função garantir a estabilidade do aterro). "O aterro possui tratamento do chorume (substância líquida resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas). Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos.
De acordo com Magda, no entorno do aterro sanitário há o córrego Marimbondo, a 500m de distância, e o córrego Quartel, a 200m. Ela avalia como positivo o monitoramento ambiental, monitoramento do lençol freático, dos cursos d'água, emissões atmosféricas e de ruído. Esses monitoramentos têm como objetivo não causar impacto ao meio ambiente. "O chorume produz o metano, mas com o nosso tratamento e os cuidados há proteção de solo, não causa erosão e não há infiltração. O processo de drenagem e tratamento do chorume é muito eficiente aqui no aterro sanitário. Temos uma lagoa de tratamento que é encaminhada por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Temos a lagoa anaeróbia, cuja função é eliminar as bactérias que necessitam de ar, ela faz a redução de oxigênio. Já a lagoa aeróbia elimina as bactérias que não sobrevivem com oxigenação e lagoa de plantas macrófitas, que absorve metais pesados", finaliza. (SN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário